Foi-se o tempo em que a educação era algo imposto, fechado, despersonalizado e sem sentido para o estudante. Em 2023, especialmente, o universo da educação se mostra cada vez mais preocupado em formar crianças e jovens que possam contribuir para o mundo de forma potente, liberando suas melhores e mais fortes habilidades em todas as dimensões do ser. Uma das principais estratégias adotadas pelos profissionais da educação para corroborar com essa forma de educar é alterar o enfoque dos processos de ensino-aprendizagem: colocar os alunos e alunas no centro, agora, é o ponto de partida.
Dessa forma, a educação é pensada para que os estudantes sejam os protagonistas de sua própria formação, sentindo-se engajados e motivados com aquilo que aprendem. Ao final do dia, a ideia de se apropriar dos saberes e, consequentemente, ter a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido na vida real é o grande combustível de estratégias e ações.
Para isso, na grade curricular dos estudantes contamos com os itinerários formativos, também chamados de trilhas de aprendizagem. O nosso objetivo hoje é explorar os itinerários formativos, proporcionando informações fundamentais para que esta nova forma de pensar a educação seja implementada da melhor forma possível. Vamos nessa?
O que são os itinerários formativos?
Para diversificar os conteúdos do Ensino Médio e permitir que os estudantes aprofundem seus estudos nas áreas em que possuem maior interesse ou aptidão, foram criados os itinerários formativos que são conjuntos de disciplinas, atividades e projetos que possibilitam a diversificação dos conteúdos no Ensino Médio, a partir das escolhas dos próprios alunos e alunas.
Os estudantes identificam as áreas que gostariam de direcionar seus estudos e sua atenção, podendo optar por uma Área de Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional (FTP). Sendo assim, os estudantes possuem a possibilidade de escolha, isto é, decidem em qual área do conhecimento voltarão os seus esforços.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os itinerários formativos serão divididos em quatro campos do conhecimento:
- Linguagens e suas tecnologias: envolve disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: abrange disciplinas de Matemática, Estatística, Geometria e topologia, Robótica, Automação, Inteligência Artificial, Programação, Jogos Digitais;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: inclui disciplinas como Biologia, Física e Química;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: envolve disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Os campos do conhecimento podem se alargar, decompondo-se em diversas opções de especialização. Opcionalmente, os estudantes também podem escolher um itinerário voltado para a formação técnica e profissional, cujo objetivo é preparar os alunos para o mundo do trabalho em diversas áreas, como por exemplo, Administração, Informática, Saúde.
É importante ressaltar que as escolas possuem autonomia e independência para ofertar as opções de Itinerários Formativos e como são organizados e estruturados. Entretanto, é necessário que a instituição de ensino ofereça itinerários de áreas distintas. Além disso, cada itinerário formativo deve contemplar pelo menos um dos quatro Eixos Estruturantes definidos pela BNCC: Investigação científica, Processos criativos, Mediação e intervenção sociocultural ou Empreendedorismo.
Como os itinerários formativos podem ajudar os estudantes?
A principal característica dos itinerários formativos é a oferta de liberdade de escolha aos estudantes no Ensino Médio. Essa flexibilização curricular permite que os estudantes personalizem os seus processos de aprendizagem já que irão escolher as disciplinas e áreas de estudo que estejam alinhadas com seus interesses, habilidades e aspirações.
Nesse sentido, a possibilidade de desenvolver competências que impactarão a futura carreira profissional ou formação acadêmica do estudante é ampliada, pois habilidades específicas são aprofundadas, oferecendo a oportunidade que o aluno se aprofunde em áreas particulares de conhecimento.
Outro ponto importante que os itinerários formativos contribuem para a formação dos estudantes é a possibilidade de experimentar e explorar diferentes áreas de conhecimento antes de fazer escolhas mais definitivas em suas carreiras e para a vida após a escola.
Dessa forma, com o leque de possibilidades aberto para a escolha dos itinerários formativos, os estudantes são encorajados a serem autônomos e definirem suas próprias trajetórias. Esta liberdade de escolha dos itinerários também impacta no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como por exemplo, na autodisciplina, na resiliência e no autoconhecimento.
Sendo assim, a possibilidade de escolha de trilhas de aprendizagem é tornar o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, aumentando a motivação e o engajamento do estudante com a escola, intensificando a sua relação com o saber e com o conhecimento.
Como os itinerários formativos podem ser adaptados para atender as diferentes habilidades, interesses e objetivos dos estudantes?
A implementação dos itinerários formativos possibilita que as escolas ofereçam opções nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Formação Técnica e Profissional. Quanto maior for a oferta de opções que a instituição de ensino puder proporcionar, maior será a probabilidade de os estudantes encontrarem um itinerário que atenda seus interesses e objetivos.
Entretanto, para um aluno realizar uma escolha que irá impactar o seu percurso de aprendizagem na vida escolar pode não ser tarefa fácil. Para ajudá-los com essa tomada de decisão, as escolas podem oferecer orientação vocacional e profissional e, assim, dar suporte para que os estudantes identifiquem aptidões e interesses. De acordo com essas informações, os orientadores pedagógicos ou professores tutores podem ajudar o aluno a identificar os itinerários que melhor se adequem aos seus objetivos e projeto de vida.
Nesse sentido, além de orientar e contribuir para escolhas assertivas de cada estudante, é papel da escola integrar projetos e atividades práticas que permitam aos estudantes aplicar seus conhecimentos em contextos reais e diversos, para, assim, atender, ao mesmo tempo, diferentes habilidades.
Outra forma de corroborar com os interesses e objetivos dos estudantes é incentivar que os alunos combinem itinerários formativos para criarem trajetórias educacionais personalizadas. Por exemplo, um estudante interessado em ciências da natureza e música pode optar por fazer um itinerário que inclui disciplinas de biologia e química, juntamente com atividades relacionadas à música.
Por fim, outra forma de adaptar itinerários formativos para atender as necessidades dos estudantes é garantir que o professor acompanhe de perto o desenvolvimento de cada aluno. Para isso, a avaliação formativa contínua é essencial e permite que os educadores verifiquem o progresso dos alunos, identificando necessidades individuais de aprendizado. Com base nos resultados dessas avaliações contínuas, os itinerários podem ser ajustados e renovados, contribuindo para uma formação integral e significativa.
Existem vantagens em utilizar uma plataforma educacional para criar e acompanhar itinerários formativos dos alunos?
Para que os itinerários formativos sejam implementados da melhor forma, é importante integrar recursos de aprendizado online e ferramentas digitais que enriqueçam as trilhas de aprendizagem, permitindo que os estudantes acessem conteúdos adicionais e específicos, de acordo com suas necessidades e interesses.
A Edusfera é uma plataforma que pode contribuir de forma bastante positiva nesse sentido: é um ambiente digital que adapta necessidades de estudo, conforme as demandas das escolas. Clique aqui para conhecer.