Educação STEM: impacto significativo na vida dos estudantes

Por BRUNNA BUSCH
outubro, 23

“Eu não sei nada de matemática”. “As disciplinas de exatas não servem para mim, não vou utilizá-las em minha vida”. “Não consigo entender os processos tecnológicos”. “As ciências não fazem nenhum sentido na minha cabeça”. Se você é professor, certamente já escutou de seus alunos frases como essas, que expressam grande dificuldade e medo sobre determinadas disciplinas, não é mesmo? 

É bastante comum ouvir dos estudantes comentários que mostram desânimo e falta de esperança em relação a algumas áreas do conhecimento, principalmente aquelas voltadas para o raciocínio lógico, como as ciências e a tecnologia. As formas com que estes conteúdos vêm sendo apresentados para os jovens podem parecer muito complicadas e destinadas apenas para um grupo seleto de pessoas. Hoje, portanto, a nossa proposta é explorar uma prática pedagógica adepta a incentivar e encorajar processos de ensino-aprendizagem que aproximem todos os estudantes desses temas, promovendo experiências significativas: estamos falando da chamada Educação STEM.

O que é Educação STEM? 

O STEM surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, quando já era possível perceber o desinteresse dos alunos nas áreas de ciências. Então, saídas para transformar este cenário foram sendo buscadas. Pensando nisso, a metodologia STEM é desenvolvida – STEM é uma sigla que abrange quatro áreas do conhecimento: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics). 

A Educação STEM tem como principal objetivo promover a aprendizagem interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades nessas áreas, tomando como premissa uma abordagem que contemple resolução de problemas do mundo real, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.

Como a Educação STEM é pensada? 

É sabido que colocar o interesse dos alunos em foco é uma das grandes preocupações da Educação do século XXI: hoje, entende-se que sem engajamento e motivação, o aprendizado não é realizado da melhor forma. O professor deve planejar aulas que contemplem experiências significativas para os estudantes de forma que, com uma postura ativa, os alunos passem a ser os protagonistas. 

Partindo dessas premissas, a Educação STEM tem como objetivo promover este tipo de abordagem pedagógica, integrando as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para isso, seu ponto de partida é sempre convidar os alunos para resolverem uma situação-problema que envolva todos esses quatro campos do conhecimento.

Existe um passo a passo para aplicar a Educação STEM? 

A Educação STEM visa trabalhar as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática de maneira prática e inovadora. Na maioria das vezes, o trabalho a ser desenvolvido é feito por meio da resolução de problemas complexos da vida real: os alunos são divididos em grupos e devem solucionar as situações-problema em projetos práticos e atividades de laboratório. Desta forma, ao envolver os estudantes na solução de um problema que pode e deve ser real, o professor consegue promover um modelo de aula que coloque o estudante no centro, despertando a sensação de pertencimento e de prática de sua autoria. 

A Educação STEM busca incentivar os alunos a aplicarem os conhecimentos teóricos para lidarem com os desafios complexos e em constante transformação do mundo atual. Geralmente os alunos são convidados a trabalharem em grupos e seguirem uma sequência de cinco etapas: investigação, descobrimento, conexão, criação e reflexão. 

Assim, a proposta que o professor for proporcionar para os estudantes deve ser pensada para que os estudantes interpretem o problema e reflitam sobre as formas que podem resolvê-lo. De forma dinâmica e participativa, os estudantes são convidados a seguirem estas etapas e, então, desenvolverem o projeto, sendo encorajados a vivenciar e experienciar o pensamento científico e crítico envolvendo as diversas áreas do conhecimento. 

A Educação STEM, portanto, tem como pilares a interdisciplinaridade e a integração entre a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática afim de trabalhar estes campos do conhecimento envolvendo também competências práticas e habilidades socioemocionais.

Quais são as habilidades e competências que a Educação STEM visa trabalhar? 

Ao englobar as diversas áreas do conhecimento e promover processos de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos e despertem o seu interesse, a Educação STEM proporciona o desenvolvimento de habilidades e de competências para além do saber acadêmico. 

Uma das habilidades que é potencializada com a Educação STEM é o pensamento crítico e a capacidade de lidar com diferentes situações: a resolução de problemas complexos que os projetos interdisciplinares oferecem, ajudam os alunos a analisarem informações, fazerem conexões e tomarem decisões com base em dados e no conhecimento que está sendo trabalhado.  

Assim, ao terem como objetivo encontrarem respostas para os desafios que foram lançados, a Educação STEM incentiva os alunos a enfrentarem problemas do mundo real e encontrarem soluções inovadoras. Isso os ajuda a desenvolverem a capacidade de identificarem as questões que precisam ser solucionadas e a formularem estratégias criativas para abordá-las e resolvê-las. 

Nesse sentido, a implementação de soluções eficazes é um dos resultados esperados no final de um projeto. Para isso, é essencial que trabalhem em equipe, com muita colaboração e comunicação clara e objetiva. Sendo assim, a Educação STEM também promove as habilidades de expressão e resolução de conflitos: os alunos são provocados para que negociem com seus pares e compartilhem ideias, dificuldades e aprendizados e trabalhem a sua flexibilidade a fim de lidarem com opiniões e ideias diferentes.   

A resolução dos problemas certamente trará obstáculos, tentativas com falhas e imperfeições. Desta forma, os estudantes poderão aprender a partir de erros e daquilo que pode ser melhorado. É papel fundamental que o professor dê suporte aos alunos, tanto no conhecimento acadêmico quanto a não desistirem quando se encontrarem diante deste tipo de situação: com resiliência e persistência, deverão ser incentivados a buscarem alternativas e adequarem os planos para que consigam atingir os resultados esperados. 

Outra habilidade fundamental que a Educação STEM proporciona é a alfabetização digital. A letra “T” está relacionada à Tecnologia: esta abordagem pedagógica visa apresentar e trabalhar diversas ferramentas e tecnologias, incentivando o aprendizado dos alunos em meios digitais e a familiarização dos alunos nestes ambientes e formatos diversos.

Como o professor pode colocar a Educação STEM na prática? 

A principal dica para que um professor possa colocar a Educação STEM na prática é planejar as aulas de forma a serem interdisciplinares, com base em projetos: lançando uma problematização cuja resolução exija mobilizar as diversas áreas da Educação STEM. 

Um modelo de organização dessas aulas que pode ser bastante aproveitado pelos alunos é o oferecimento de “oficinas”, isto é, ao lançar o desafio para a turma, colocar à disposição materiais pré-definidos para que os estudantes tenham acesso aos mesmos recursos.  

Por exemplo, o professor pode colocar como uma problematização a passagem de seres vivos entre dois lados de um rio. A problematização pode ser mais ou menos complexa, de acordo com a etapa de aprendizagem que estão, a faixa etária, o tempo disponível para essa proposta pedagógica. Desta forma, a sequência de aulas pode contemplar a organização da turma em grupos, momento de planejamento do projeto, execução e apresentação. 

Alguns pré-requisitos podem ser definidos para que os alunos encontrem uma solução para o problema, facilitando ou complicando o cenário, como o tamanho do rio, o peso dos seres vivos etc. Posteriormente, podem ser disponibilizados para os alunos materiais para que consigam resolver esse problema, como papel e lápis, sucatas, massa de modelar, tesoura, régua, calculadora ou até mesmo computador com acesso a softwares de design e impressoras 3D. O tempo de execução deve ser o mesmo para todos, assim como o momento de apresentação.  

Assim, todas as áreas da Educação STEM podem estar conectadas e os alunos têm a chance de aplicar seus conhecimentos na prática de maneira dinâmica, desafiando-se com tentativas, acertos e erros. Claro, não pode faltar diversão, concentração e muito aprendizado! 

A Educação STEM é pensada para promover processos de ensino-aprendizagem nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática que sejam significativos para os alunos. O esperado é que os estudantes se envolvam com essas áreas, queiram aprender cada vez mais, se apropriem dos conhecimentos e passem a ter uma relação cada vez mais saudável e prazerosa com o conhecimento científico. Desta forma, habilidades importantes para os estudantes serão desenvolvidas que impactarão diretamente suas vidas, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. 

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