Quando a primavera chega, tudo muda: as árvores começam a florir, o tempo a esquentar e ficamos com a sensação de que o final de ano chegou, não é mesmo? Assim, os planos para o futuro tomam forma, o ano seguinte começa a ser pensado e a expectativa do que está por vir preenche nossas mentes e conversas. Afinal, teremos o ano seguinte inteiro para atingir nossos objetivos e sonhos!
Este fim de ciclo, portanto, é popularmente marcado pela definição de metas e pela criação do planejamento que permitirá atingi-las. É um momento em que as possibilidades se mostram mais evidentes: tanto nas nossas vidas pessoais quanto no mundo profissional. É uma época cheia de esperança, de novidade, assim, as oportunidades devem ser visualizadas para que possam ser aproveitadas da melhor forma.
Nesse sentido, no universo das escolas, uma das metas de ano novo bastante desejada pelos gestores e profissionais da educação é conseguir aumentar o número de matrículas, isto é, captar novos alunos para que a instituição de ensino siga caminhando de forma saudável e positiva, principalmente do ponto de vista da saúde financeira.
Captar novos alunos, não necessariamente significa aumentar a capacidade da instituição de ensino, pois todos os anos a escola forma alunos que deixam de frequentá-la ao término do seu ciclo de estudos. Ainda que pensássemos só nesse aspecto, já seria necessário repor um tanto de matrículas. Assim, mesmo que a escola não queira ou não esteja em um momento voltado para o crescimento do número total de alunos, captar novos estudantes é uma ação necessária!
Nossa proposta, portanto, é explorar algo muito importante: realizar um planejamento voltado para a captação de alunos. Esta estratégia deverá considerar manter as matrículas dos estudantes que já fazem parte da instituição de ensino e conquistar novos estudantes. Só a partir dessa soma de frentes de trabalho é que a escola consegue alcançar o seu máximo desempenho.
Vamos nessa?
Diferenciais da Escola
Para começar, é sempre válido lembrar que quando falamos em captação de alunos, as escolas devem ter em seus horizontes que o serviço que oferecem tem muitas especificidades e não pode ser comparado: a educação que recebemos é algo muito valioso, que irá influenciar a nossa vida como um todo. Então, quando uma família precisa escolher a instituição em que seus filhos e filhas irão estudar, muitos aspectos são levados em consideração.
Há elementos bastante práticos, como, por exemplo, a localização, o horário das aulas, as etapas de ensino oferecidas e a possibilidade de irmãos estudarem na mesma instituição com algum tipo de desconto nas mensalidades. Outras particularidades que, geralmente, são avaliadas no momento desta escolha, voltam-se para aspectos mais subjetivos, isto é, atributos que caracterizam a escola e a particularizam em termos qualitativos, como por exemplo, princípios e valores.
Quando aspectos qualitativos e formativos de uma escola são avaliados, muitos fatores fundamentais são considerados, como a(s) linha(s) pedagógica(s) utilizadas, as metodologias de ensino-aprendizagem trabalhadas, a escolha dos materiais didáticos, a formação dos professores. Estas definições constituem os diferenciais de cada escola e acabam por criar sua identidade, atraindo famílias que compactuam com as suas propostas.
Nesse sentido, um dos fatores que pode seduzir muitas famílias é o fato de a escola estar sempre atualizada, com recursos tecnológicos e digitais que favoreçam uma educação preparada para alunos do século XXI. Assim, contar com uma plataforma digital que contribui para personalizar a experiência do estudante é essencial para instituições de ensino que querem se diferenciar e captar alunos contando com ferramentas atuais do mundo da educação.
Quando voltamos o nosso olhar para os estudantes que já estão em etapas mais avançadas da educação básica, como o Ensino Médio, este tipo de recurso é extremamente importante para incentivar o protagonismo do aluno e sua autonomia, pois respeita as suas necessidades e o ritmo de aprendizagem, além de ser uma ótima ferramenta para o professor, pois há plataformas que oferecem relatórios e conteúdos, contribuindo para uma experiência educativa mais significativa.
Uma sugestão de plataforma multimodal que possui esses recursos é a Edusfera: um ambiente pessoal de aprendizagem que atende os interesses e as exigências de cada estudante. O material completo, foi formulado a partir de autores renomados e podem ser aproveitados de diversas formas, de acordo com as demandas e o planejamento do professor. Clique aqui e fale com um especialista que poderá esclarecer como todos esses benefícios e recursos serão proveitosos para sua escola ☺
Presença no mundo digital
No mundo dos smartphones, tablets, inteligência artificial e muita tecnologia, a presença de uma escola no mundo digital é fundamental. Um dos pilares para a comunicação de uma instituição de ensino com seus já alunos e possíveis alunos é possuir um website atrativo, bem projetado e informativo: este ambiente deve ser a base oficial das informações sobre os programas educacionais, as metodologia, os eventos, os depoimentos de alunos e ex-alunos, professores, bem como dados de contato claros. O site da escola – além de suas redes sociais – deve ser o ambiente em que as pessoas se sintam seguras, tendo certeza de que as informações são confiáveis.
Outro ponto de atuação importante que a escola deve levar em consideração ao pensar no mundo digital é o conteúdo que disponibiliza. Criar e compartilhar conteúdos relevantes e valiosos para os pais e alunos em potencial é uma estratégia eficaz na captação desse público. Textos, vídeos, podcasts, postagens em redes sociais e blogs fazem grande diferença: a instituição de ensino se mostra presente, abrindo suas portas virtuais para que alunos e futuros alunos possam entrar.
Por fim, implementar campanhas de marketing digital também pode ser altamente benéfico para captar alunos: publicidade online com anúncios customizados, links patrocinados e e-mails marketing que direcionam o tráfego para o site da escola, aumenta o alcance e a possibilidade de atrair famílias para o conteúdo que a instituição de ensino oferece, aumentando as chances de impactar no número de matrículas.
Estratégias no mundo offline
Embora a presença e os esforços no mundo digital sejam fundamentais para a captação de alunos, é importante também considerar estratégias que aconteçam no mundo fora das telas. Uma sugestão muito bem-vista pela comunidade escolar é a realização de eventos de “portas abertas”, em que os pais e alunos contam com a oportunidade de visitar a escola, conhecer o espaço físico e as instalações, os professores, estrutura e organização, e obter informações detalhadas sobre os programas educacionais e metodologias, em momentos preparados para isso.
A recomendação “boca a boca” é ainda um recurso muito valioso para divulgação. Quando recebemos a recomendação de um produto ou serviço de alguma pessoa que faça parte do nosso círculo de confiança, a credibilidade aumenta, contribuindo para que sejamos influenciados. Nesse sentido, como a educação dos filhos e filhas é algo tão importante e significante para as famílias, indicações e depoimentos daqueles que já são estudantes pode ser algo muito importante na tomada da decisão da escolha da escola.
Outra forma de captar alunos é contar com pais e estudantes satisfeitos: quando essas pessoas fazem avaliações e depoimentos positivos, elas podem influenciar as decisões de futuros núcleos familiares. Assim, os programas de indicação, isto é, oferecer descontos ou benefícios para as famílias e alunos que indicarem a escola pode ser muito positivo.
Um fator que não pode ser deixado de lado é sempre lembrar que a retenção de alunos é tão importante quanto a aquisição de novos. Portanto, manter um ambiente para que os processos de ensino-aprendizagem ocorram com qualidade, assegurar um constante diálogo aberto com as famílias para compreender suas necessidades e desejos, zelar para que a escola permaneça modernizada e atualizada são pontos-chave para manter os alunos e famílias satisfeitos, querendo continuar a fazer parte da comunidade escolar.
Com essas estratégias, espera-se que a captação de alunos se torne algo possível e não apenas um sonho de ano novo. Acredita-se que, com planejamento e consistência, as metas poderão ser alcançadas, com um número de matrículas positivo e saudável.
A sua escola já está preparada para começar um novo ciclo?