Dicas para quem quer fortalecer a parceria entre a escola e a família!

Por BRUNNA BUSCH
março, 23

Sabemos o quanto é primordial que pais e responsáveis acompanhem, de perto, o desenvolvimento dos alunos na escola. Afinal, é desta forma que se torna possível analisar os progressos e as dificuldades do estudante de maneira individualizada e, também, em um ambiente de afeto e segurança. Sendo assim, a parceria entre a escola e a família deve ser a mais próxima possível. A pergunta que fica é: como tornar isso possível quando pensamos nos alunos do Ensino Médio?

Ainda que existam muitas respostas, nós preparamos 5 dicas para você! Vamos lá?

#1: FAÇA PARTE DAS REUNIÕES

Além de acompanhar o seu filho diariamente por meio de conversas e suporte nas atividades de casa, pais e responsáveis devem sempre comparecer às reuniões promovidas pela escola. Geralmente, esses encontros acontecem dentro de uma periodicidade informada no início do ano letivo, variando entre os colégios. Seja qual for o cronograma, trata-se de um momento ideal para conversar com os professores e coordenadores, além de ter uma análise sobre o desempenho do estudante e a sua desenvoltura junto à turma. Além de um possível papo sobre as notas conquistadas em provas, há espaço para conversar sobre os trabalhos em grupo e o progresso do estudante em termos de suas habilidades socioemocionais, como a comunicação, a relação com os colegas e o pensamento crítico. Dica extra: para garantir o máximo de presença, as escolas podem realizar o encontro em horários não comerciais ou utilizarem os recursos digitais para realizar reuniões virtuais. Fazer lembretes com antecedência também é uma boa pedida para reforçar a importância dessa agenda. Se preferir, envie um formulário on-line com opções de datas e horários para que a comunidade vote na melhor opção.

#2: APOSTE NAS PLATAFORMAS DE ACOMPANHAMENTO

É comum que as escolas utilizem agendas para o envio de comunicados ou até mesmo os professores façam uso dessa velha conhecida para contatar os pais sobre algum acontecimento extraordinário. Atualmente, no entanto, as agendas físicas passaram a dar lugar para as agendas virtuais que, basicamente, são plataformas digitais a que professores, pais e alunos possuem acesso. Com ela, é possível verificar as datas de eventos que serão realizados pela escola, receber alertas sobre comportamento e faltas, notas e muitas outras informações.

#3: VIVEMOS A ERA DA COMUNICAÇÃO

No tópico anterior, falamos brevemente sobre este assunto: a comunicação. Mas além de manter o contato com os pais por meio das agendas virtuais, é possível trazê-los para dentro da escola para que se sintam acolhidos e pertencentes. Para isso, é importante que o colégio esteja sempre disposto a receber os responsáveis para esclarecer dúvidas e receber críticas e sugestões.

#4: CRIE EVENTOS E PROJETOS PARA ENGAJAR PELA AÇÃO

A ida dos pais à escola não deve se resumir apenas às reuniões ou momentos mais críticos. O ambiente escolar serve para que todos se desenvolvam juntos em prol dos alunos. É necessário ter em mente que o ensino ultrapassa as portas do colégio e continua em casa, impactando toda a comunidade da escola. Por isso, trazer temáticas em eventos e projetos para a escola passa a ser uma ótima estratégia para fazer com que o ensino seja contínuo. Sendo assim, nada melhor do que trabalhar assuntos relevantes com os responsáveis, como, por exemplo, educação sexual, bullying, carreira e educação financeira. Pensando nisso, promova palestras, feiras, rodas de conversa e momentos em que os pais possam refletir, trocar experiências e conversar.

#5: A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PROJETO PEDAGÓGICO,

O Ensino Médio é uma fase de grande importância para os alunos e responsáveis. Afinal, após o término desse ciclo, os estudantes passarão a vivenciar o que chamamos de vida adulta e, neste contexto, devem ser preparados para enfrentar tudo o que envolve este futuro tão próximo: os vestibulares, a escolha da graduação e as habilidades socioemocionais, por exemplo. Sendo assim, é importante que a escola crie um projeto pedagógico estratégico para que todas essas temáticas sejam abordadas durante o ano letivo. Após este planejamento, engaje a família na escola e apresente o Projeto Pedagógico (PPP) da instituição demonstrando as atividades que serão realizadas, quais competências serão desenvolvidas e a forma de trabalho com os alunos. Além de ser uma ótima maneira de mostrar aos pais o trabalho da escola, esse processo deixará os responsáveis muito mais confiantes e menos ansiosos, pois saberão que seus filhos estão sendo preparados para lidar com o futuro.
Quer saber mais sobre esse tema tão importante? Clique aqui e leia a cartilha “Parceria família-escola: benefícios, desafios e proposta de ação” disponibilizada pela Secretaria da Alfabetização.

Leia também: