Você já reparou que, quando pensamos em educação, aquilo que conhecemos está mudando a cada dia que passa? É certo que, se você passou pela formação escolar há pelo menos duas décadas, com certeza irá concordar que as salas de aulas não são mais as mesmas, o currículo mudou e o que se espera da escola está totalmente transformado.
Isso acontece, pois, num contexto mundial cada vez mais tecnológico e interligado, a educação enfrenta o desafio de preparar os estudantes para as demandas e inovações do século XXI. No Brasil, o ensino passou por mudanças significativas nos últimos anos, buscando atualizar-se e capacitar os alunos para enfrentarem os desafios do futuro, tanto em suas vidas pessoais, quanto no âmbito global.
Neste cenário, profissionais da educação que constantemente estão buscando aperfeiçoar as relações de ensino-aprendizagem e, consequentemente, impactar positivamente a formação dos estudantes, trouxeram novas formas de olhar e avaliar as relações de ensino e o currículo, assim como atualizar as expectativas em relação tanto aos professores, quanto aos próprios alunos.
Como resultado, uma dessas transformações recentes é a Reforma do Ensino Médio, iniciada em 2017, adaptada e implementada a partir de 2021, devido a diversas circunstâncias, especialmente as relacionadas à pandemia da Covid-19. A reforma teve como objetivo modernizar a estrutura curricular e elevar a qualidade do Ensino Médio no Brasil.
O chamado “Novo Ensino Médio” está passando por diversos ajustes, com o intuito de trazer a melhor educação. Entretanto, algumas características muito impactantes e transformadoras já podem ser trazidas como as principais alterações desta etapa do ensino: a flexibilização do currículo, o aumento da carga horária e a oportunidade para os alunos escolherem disciplinas de acordo com seus interesses.
Nesse sentido, a reforma busca integrar mais efetivamente a educação básica e a vida acadêmica ao mundo do trabalho, tornando a aprendizagem mais significativa e preparando para o futuro, incluindo disciplinas voltadas para a formação técnica e profissional. Para contemplar essas frentes, o Novo Ensino Médio é composto por dois pilares: o curricular, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é obrigatório, e o flexível, composto pelos alunos, chamados de Itinerários Formativos (Trilhas de Aprendizagem).
O foco do nosso tema de hoje é explorar o pilar flexível e aprofundar sobre algumas questões deste assunto. Vamos nessa?
O que são as trilhas de aprendizagem ou os itinerários formativos?
As trilhas de aprendizagem, ou itinerários formativos, fazem parte de uma estratégia que traz uma forma inovadora de pensar o ensino, que oferece aos estudantes diferentes caminhos para a formação escolar, isto é, a educação é adaptada de acordo com as necessidades, interesses e habilidades do aluno.
No Ensino Médio, essas trilhas proporcionam uma variedade de opções de disciplinas e atividades, diversificando o currículo e permitindo que os alunos desenvolvam conhecimentos em áreas específicas relevantes para suas vidas e futuras carreiras.
Sendo assim, os itinerários formativos permitem que os alunos escolham disciplinas e atividades de acordo com suas preferências, dividindo o currículo em áreas como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Formação Técnica e Profissional. Esta nova estrutura para o ensino médio proporciona uma diversidade de opções, tornando o currículo mais abrangente e adaptado às demandas, disposições e desejos dos estudantes.
É válido ressaltar, entretanto, que as escolas estão se adaptando gradualmente a essa mudança, considerando as orientações necessárias para a transição ao Novo Ensino Médio: a oferta de itinerários formativos depende do projeto político-pedagógico, contexto local e possibilidades das redes de ensino.
Quais os benefícios que os itinerários formativos proporcionam para os estudantes?
A personalização do ensino é um dos aspectos essenciais dos itinerários formativos: permite que os estudantes tomem decisões sobre a própria aprendizagem e desenvolvam autonomia, portanto, a escolha das trilhas de aprendizagem é um processo individualizado, um caminho pensado nas necessidades pessoais dos alunos. Desta forma, contribuem para o aprofundamento do conhecimento em áreas de maior aptidão e interesse do aluno e os principais benefícios dos itinerários formativos incluem a personalização do ensino, que desperta o engajamento e a motivação dos estudantes, contribuindo para que se tornem protagonistas de sua própria história escolar e desenvolvam autonomia.
Para isso acontecer, as trilhas de aprendizagem são implementadas por meio de atividades sequenciais e progressivas, promovendo o protagonismo do estudante, em que ele é o centro dos processos de ensino-aprendizagem, encorajando o aprendizado emancipador, permitindo que os alunos avancem em seu próprio ritmo, tendo como objetivo desenvolver alunos ativos e independentes.
O Novo Ensino Médio e a implementação das trilhas de aprendizagem também foram pensados em contribuir para a permanência dos alunos na escola e para a melhoria dos resultados na educação, pois se espera que, com uma educação significativa para os estudantes, haja evolução nos desempenhos acadêmicos individuais e, consequentemente, a um avanço na qualidade da educação no país.
Dessa forma, a nova maneira de pensar o ensino promove uma educação voltada para formar sujeitos preparados para encararem a vida dentro e fora do ambiente escolar: os estudantes já terão tido contato com as suas áreas de interesse, o que certamente contribuirá para que se sintam preparados, motivados e engajados para a vida profissional que os espera.
Como a escola pode contribuir para a formação dos estudantes no cenário do Novo Ensino Médio?
Existem muitas informações acerca das novas práticas que as trilhas de aprendizagem trazem, sendo assim, a divulgação e compartilhamento de informações sobre os itinerários formativos são essenciais para que os alunos possam tomar decisões e fazer escolhas que caminhem no sentido de seus objetivos e sonhos. É papel da escola apresentar os itinerários formativos, esclarecer dúvidas, fomentar debates e discussões para que os estudantes se aprofundem sobre as opções possíveis e, por fim, estejam aptos a realizarem as melhores escolhas.
Nesse sentido, no Novo Ensino Médio, os professores desempenham um papel crucial não apenas no âmbito dos conhecimentos acadêmicos, mas também devem auxiliar os alunos a refletirem sobre suas vidas e a fazerem escolhas coerentes, promovendo o pensamento crítico.
Para isso acontecer, é necessário que incluam em seus planejamentos, alguns momentos pensados para que os detalhes e os dados sobre os itinerários formativos sejam compartilhados de diversas formas, como em rodas de conversa, bate-papos e até mesmo conteúdo informativo em diferentes plataformas e contextos.
É necessário também que a escola promova uma educação continuada para os professores, para que possam atualizar constantemente suas práticas pedagógicas, incluindo as metodologias mais atuais, o planejamento de ambientes e aulas dinâmicos e interativos, com a utilização de recursos tecnológicos e digitais – a educação deve seguir um modelo com participação ativa do aluno, com colaboração e com foco na resolução de problemas.
A liberdade e autonomia que as trilhas de aprendizagem oferecem promove uma educação voltada para alunos mais conectados e motivados para o que estão estudando, encorajando-os a aprenderem na prática, com muita sinergia em relação aos seus desejos e sonhos.
É possível notar que neste novo cenário escolar, os impactos dos itinerários formativos para os estudantes são enormes, visto que ao escolher caminhos de aprendizagem que atendam suas necessidades e objetivos, o estudante conta com uma formação integral, que aborda conhecimentos práticos valiosos para a vida após a escola e habilidades essenciais para o mundo contemporâneo, como, por exemplo, comunicação, pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas.
Pudemos ver que o Novo Ensino Médio, com seus itinerários formativos, representa uma oportunidade inovadora para a Educação no Brasil, oferecendo uma trajetória formativa personalizada, que capacita os estudantes a moldarem sua própria jornada educacional e promove o protagonismo, já que é adaptada às necessidades dos alunos e alinhada com as exigências do mercado de trabalho da sociedade atual: o jovem hoje sai da escola preparado para o futuro, pronto para realizar sonhos e contribuir não só para si, mas para um mundo melhor!