Como preparar alunos do Ensino Médio para o Enem

Por BRUNNA BUSCH
fevereiro, 24

Organizada pelo Governo Federal, o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o aprendizado dos estudantes do Ensino Médio em todo o país. No último ano, a prova aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro de houve 3,9 milhões de inscrições. De olho no início do ano letivo, temos um bom momento para entender o que pode ajudar os alunos para a edição 2024 do exame.

Confira as 10 dicas para fazer a turma brilhar no Enem de 2024:

1) Interpretação é a chave!

Diversas questões do Enem possuem enunciados que exigem, por parte dos alunos, o uso de suas habilidades de interpretação de texto. Ou seja, não basta ter o conteúdo em mente, é necessário compreender e relacionar o que foi visto em sala de aula com o que é proposto pela questão. Sabendo disso, insira no seu planejamento, momentos para trabalhar com métodos que estimulem e fortaleçam a capacidade interpretação, de modo que isso faça a diferença na hora do teste. Esse é um ponto que pode parecer elementar, mas não o é quando consideramos os hábitos de consumo de informação da atualidade. Dinâmicas como o uso das redes sociais, em que os conteúdos são curtos e de rápida compreensão, podem fazer com que a leitura em um ambiente de avaliação se torne uma demanda complexa.

2) Aplique simulados

Você já ouviu falar que o treino leva ã perfeição, certo? Então, realize simulados com os alunos para que eles tenham vários contatos com o formato da prova antes de se lançarem a ela. Além disso, é importante identificar quais são as principais dificuldades para que o conteúdo possa ser revisto no momento adequado, antecipando a prova.
Uma boa dica é fazer com que a experiência seja o mais parecida com a realidade. Desta forma, você pode aplicar 90 questões em dois dias, com horário limitado e recursos limitados, tal como será nos dias da aplicação do exame.

3) Trabalhe a redação

Além das questões, os alunos devem realizar uma redação com um tema estipulado pela instituição que monta a prova. Todos os anos, as temáticas mudam e, geralmente, correspondem a algum acontecimento recente ou assunto contemporâneo. Até como curiosidade, elencamos os temas das redações desde a primeira edição do exame!

● 1998: Viver e Aprender
● 1999: Cidadania e participação social
● 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
● 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
● 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
● 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
● 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
● 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
● 2006: O poder de transformação da leitura
● 2007: O desafio de se conviver com a diferença
● 2008: Máquina de chuva da Amazônia*
● 2009: O indivíduo frente à ética nacional
● 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
● 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
● 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
● 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
● 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
● 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
● 2016 – 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
● 2016 – 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil
● 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
● 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
● 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
● 2020 impresso: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
● 2020 digital: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
● 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
● 2022 – aplicação regular: Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil
● 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Após a realização da atividade, é importante que o professor corrija cada texto e verifique se a redação foi realizada corretamente e dentro das seguintes regras:

● Conter título, introdução, desenvolvimento e conclusão
● Utilizar a pontuação corretamente
● Na conclusão, é necessário fazer relação com a tese e os argumentos expostos. Desta maneira, é necessário propor soluções para os problemas que foram abordados
● Atenção às gírias e coloquialismos

4) Realize debates

Com o objetivo de estimular o senso crítico e a argumentação, habilidades extremamente úteis para o momento da redação, realize debates em sala de aula sobre as mais diversas temáticas, ficando sempre de olho no que está em alta nos cenários político, econômico e cultural do país.

5) Trabalhe a gestão do tempo

Além de estar atento ao tempo limite para realizar a prova, é importante que o aluno realize a gestão do tempo para realizar os estudos. Com tantos conteúdos, é necessário que ele saiba equilibrar sua rotina de estudos de maneira harmônica com suas atividades diárias.

Desta forma, algumas dicas podem ser úteis:
● Utilize agenda para organizar os períodos de estudo
● Faça pausas de pelo menos 5 minutos a cada 1 hora
● Para quem mora em cidades grandes, é possível aproveitar momentos de deslocamento para repassar as matérias, como o tempo gasto no metrô ou no trânsito

6) Seja empático

É necessário estar atento a cada estudante e entender que cada um possui suas dificuldades e particularidades. Com isso, entenda o que pode ser feito para auxiliar os integrantes da turma e os incentive a se esforçar naquilo que inicialmente é visto como um obstáculo.

7) Invista na interdisciplinaridade

É comum que os alunos se deparem na prova com questões que misturem conteúdos de duas ou mais disciplinas. Essa união é chamada de interdisciplinaridade e pode ser trabalhada durante as aulas pelos professores por meio de questões e atividades que tenham essa característica.

8) Estimule a prática de exercícios físicos

Além da rotina de estudos, é importante que o estudante inclua no seu dia a dia a prática de alguma atividade física. Confira os benefícios:

● Melhora da memorização
● Maior concentração
● Bem-estar
● Agilidade

9) Utilize a tecnologia

Os recursos digitais estão à nossa disposição para nos ajudar e facilitar o dia a dia. Sabendo disso, utilize a tecnologia para que os alunos possam sanar suas dúvidas a qualquer momento e realizar pesquisas.

10) Leia o edital

Por último, mas não menos importante, leia com atenção o edital do Enem. O documento deste ano vai ficar está disponível aqui, para que você possa conferir todas as regras e informações necessárias para realizar a prova.

Dicas anotadas? Agora, é só aproveitar o ano e se preparar.

Leia também: