Projeto de Vida: autoconhecimento que impacta o futuro

Por BRUNNA BUSCH
janeiro, 24

Quem sou eu? Por que existo? Por que as coisas existem? O que acontece quando a vida acaba? O que eu quero da minha vida? Em algum ponto da sua vida – ou em muitos deles até – é bem provável que você já tenha feito essas perguntas, não é mesmo? Questões como essas podem até ser angustiantes e encontrar respostas faz parte de um processo de autoconhecimento e de construção de identidade pessoal. Uma tarefa nada simples!

Mas por que temos esta necessidade de buscar respostas para questões tão existenciais?

É hora de voltarmos ao passado: quando analisamos a história, podemos perceber que desde a Grécia Antiga a busca pelo autoconhecimento tem sido um dos pilares fundamentais que dão origem ao pensamento ocidental e à filosofia ocidental como a conhecemos hoje. As civilizações e os povos antigos demonstraram um profundo interesse pela compreensão do mundo e do próprio ser humano, e essa busca pelo conhecimento se manifestou de várias maneiras ao longo da história, deixando marcas até os dias atuais.

A compreensão sobre a própria identidade e sobre aquilo que se deseja para vida é uma atividade multifacetada e pode ser abordada por muitas formas, explorando diversas áreas em níveis emocionais, psicológicos e até mesmo espirituais. O autoconhecimento é um processo contínuo que contribui desde a tomada de decisões, alinhadas com valores pessoais, à identificação de um sentido maior de propósito para a vida.

Embora não exista fórmulas mágicas para o processo de autoconhecimento, trata-se de algo fundamental para que os seres humanos se desenvolvam e possam atuar no mundo de forma positiva. Assim, esta prática vem sendo incorporada, cada vez mais, pelo mundo da Educação. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define quais são os conhecimentos, habilidades e competências que os alunos devem desenvolver ao longo de sua trajetória na escola, definiu uma dimensão importante que deve ser trabalhada na escola: o projeto de vida.

O projeto de vida na BNCC é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas em toda Educação Básica: entende-se que ao desenvolver o autoconhecimento desde a infância, o acesso a aprendizados que irão preparar os estudantes para serem cidadãos críticos independentes e éticos é mais possível e assertivo.

Mas o que significa o projeto de vida, na prática?

O projeto de vida na BNCC pode ser definido como um conjunto de ações, reflexões e planejamentos que os alunos devem realizar para definir objetivos pessoais e profissionais, bem como para traçar um caminho para alcançá-los. Em outras palavras, o projeto de vida é uma abordagem que proporciona um espaço, dentro da escola, para que os alunos tenham a oportunidade de se conhecerem melhor e planejarem um percurso educacional e profissional de acordo com seus sonhos e desejos, alinhados com seus valores de vida.

Dessa forma, o projeto de vida leva ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, à compreensão de seus interesses e aptidões e à elaboração de estratégias para tomar decisões conscientes que impactarão tanto a trajetória acadêmica e profissional, assim como a sua vida pessoal. O projeto de vida visa preparar os alunos para a vida adulta, incentivando a autonomia, a responsabilidade e a capacidade de tomar decisões sobre o futuro.

Quais são as premissas para realizar um projeto de vida?

Para elaborar um projeto de vida, cada etapa da vida escolar do estudante importa. Essa prática poderá ser abordada de maneiras diferentes, sendo adequadas ao momento presente. Entretanto, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas em qualquer nível educacional. Vamos explorar esses aspectos?

Em primeiro lugar, é importante ter a consciência de que o apoio emocional é essencial para o desenvolvimento do projeto de vida. Embora na teoria esta dica possa parecer simples, é bem provável que este seja um dos grandes desafios que o professor irá enfrentar, pois como o projeto de vida é um processo individual e contínuo, cada aluno terá objetivos e necessidades diferentes. Assim, o professor deve estar atento e criar vínculos individuais, para que possa acessar aspectos pessoais de cada um de seus alunos.

É importante construir um ambiente seguro: e a sala de aula deve ser um local em que os alunos se sintam à vontade para expressar opiniões, sentimentos e preocupações. Então, embora seja importante perceber que o projeto de vida é algo pessoal, é uma abordagem pedagógica que deve ser desenvolvida em meio à coletividade, pois as relações humanas fazem parte e influenciam a vida como um todo. É fundamental incentivar os alunos a compartilharem suas perspectivas e experiências com colegas, para que possam dialogar sobre temas comuns; propor discussões e atividades em sala de aula que abordem temas relacionados ao autoconhecimento, como valores, metas pessoais, interesses e habilidades, pode ser de grande valia para os estudantes.

Quando voltamos o nosso olhar para os aspectos individuais, é necessário proporcionar atividades que ajudem os alunos a se conhecerem melhor. Estas iniciativas contribuirão para o processo de introspecção e de individualidade. É bastante importante que os alunos realizem exercícios de reflexão diários, além de serem expostos a questionários que identifiquem traços de personalidade e outras ferramentas de autoavaliações.

Ao trabalhar o autoconhecimento, as habilidades e as competências que poderão ser desenvolvidas ficarão mais evidentes para cada aluno. Assim, a construção do projeto de vida poderá ser elaborada e contribuirá com a formação de indivíduos conscientes de suas escolhas e melhor preparados para o futuro.

Como trabalhar o projeto de vida especificamente no ensino médio?

Quando os alunos estão na etapa do ensino médio, momento da vida escolar em que realizam decisões que irão definir aspectos fundamentais do que estará por vir no futuro, o projeto de vida se manifesta de forma bastante presente. É uma etapa da vida escolar que dará suporte para que realizem escolhas coerentes com seus objetivos e sonhos.  

O projeto de vida, especificamente no Ensino Médio, além de trabalhar aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos estudantes, tem uma dimensão mais pragmática. A escola deve contribuir para que os estudantes tenham o suporte para definir escolhas profissionais e acadêmicas que corroborem para suas metas e sonhos.

Com base nessas ideias, é essencial que a escola contribua com a orientação vocacional, dando oportunidades para que os estudantes possam explorar diversas carreiras e estabelecer diferenças e semelhanças entre campos profissionais. Promover encontros com experts de diversas áreas, fazer debates sobre o mundo do trabalho, e criar formas de intercâmbio de experiências com estudantes de cursos de graduação são exemplos de atividades que podem ser muito valiosas para o projeto de vida.

Outro elemento que deve ser levado em conta é a evolução das habilidades socioemocionais. Assim, atividades como resolução de problemas, tomada de decisões, gerenciamento do tempo e pensamento crítico são essenciais, refletindo em ganhos nas áreas de autogestão, incluindo organização, automotivação e responsabilidade pessoal. Com acompanhamento constante, os estudantes receberão feedbacks construtivos, dando a possibilidade que reflitam o progresso do seu projeto de vida e ajustem seus planos e objetivos.

Vale lembrar que a troca de saberes acerca do projeto de vida não deve ser feita necessariamente apenas pelo professor, mas é possível estabelecer programas de mentoria, em que alunos mais experientes possam orientar os mais jovens, oferecendo conselhos e sugestões sobre escolhas acadêmicas e de carreira.

É possível contar com o mundo digital para a construção do projeto de vida?

Sim! É absolutamente possível contar com o mundo digital para a construção do projeto de vida, já que a tecnologia oferece uma série de recursos e ferramentas que podem ser altamente úteis na sua exploração, no planejamento e na execução.

Por fim, o mundo digital pode fornecer ferramentas importantes até mesmo para contribuir com o aperfeiçoamento profissional. Há oferta de aprendizado de idiomas, desenvolvimento de habilidades nas áreas relacionadas à tecnologia e recursos que contribuem para o desenvolvimento pessoal relacionado à saúde física e emocional.

O projeto de vida é uma jornada contínua e individual e a escola desempenha um papel importante ao dar suporte aos alunos para que eles possam, à sua maneira, responder às perguntas que marcam o início deste texto.

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