“O processo é mais importante do que o resultado.”
Essa é uma frase muito disseminada nos dias de hoje, quando falamos em educação: o caminho que um estudante percorre é um dos aspectos essenciais que um educador deve considerar em sua prática pedagógica.
Um exemplo comum que pode ilustrar como este percurso tem relevância é quando o professor desafia o aluno com um problema de matemática e, na frase-comando, pede para que o raciocínio seja demonstrado. Neste caso, o que importa para o professor é saber se a forma que o aluno chegou a determinado resultado é coerente com o que está sendo aprendido, e não apenas verificar se a resposta para o problema está certa ou errada.
Contando com práticas como essa, que levam em conta o caminho percorrido, o professor consegue verificar o processo pelo qual o estudante passou durante a aprendizagem e, se necessário, pode realizar ajustes e correções de rotas para adequar as práticas de ensino.
Nesse sentido, contar com uma avaliação constante e com instrumentos diversificados para acompanhar os processos de ensino-aprendizagem é fundamental para mapear os saberes e direcionar os planejamentos das aulas e das intervenções pedagógicas. Assim, é possível promover bons resultados em suas práticas para serem aproveitadas da melhor forma pelos estudantes.
Nosso tema de hoje, portanto, é explorar uma ferramenta avaliativa que vem, a cada dia, ganhando espaço entre os profissionais da educação que querem acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes: o relatório escolar digital.
Antes da internet e dos meios eletrônicos estarem disseminados de forma geral em nosso cotidiano, para um professor poder produzir um documento de acompanhamento das aprendizagens de um aluno, era necessário estabelecer um procedimento para compilar as informações individuais dos alunos em papel. Os educadores marcavam alguns aspectos para serem avaliados por meio de notas ou, até mesmo, com “pontos positivos”. Sendo assim, muitas vezes, esses itens a serem avaliados eram compostos apenas de “produtos finais” e não do processo em que este produto final havia sido produzido.
Por exemplo, um aluno poderia ganhar um ponto positivo se tivesse feito a lição de casa, entretanto, a forma em que a lição tinha sido feita, não era considerada, assim, não era possível verificar a qualidade da execução da atividade, apenas se havia sido feita, ou não. Outro exemplo seria de, no caso do problema de matemática mencionado anteriormente, em vez de avaliar o raciocínio do aluno, o professor estar interessado apenas no resultado de uma operação matemática.
Outro aspecto que podia gerar problemas nas versões analógicas de relatórios era a dificuldade de um professor compilar informações sobre um aluno de forma exclusiva: por precisar realizar esta tarefa apenas utilizando papel e caneta, a agilidade necessária para compor estas informações não eram tão grande, deixando que algumas particularidades e alguns dados pudessem escapar de suas anotações.
Atualmente, este tipo de acompanhamento ainda é necessário e realizado nas escolas, entretanto, os relatórios escolares tradicionais estão sendo substituídos ou complementados por versões digitais. Como o próprio nome nos dá um pequeno spoiler, o relatório escolar digital é um documento eletrônico utilizado para acompanhar o desempenho de um aluno, de uma turma, de um professor e, até mesmo, de uma instituição de ensino.
O relatório escolar digital é desenvolvido por meio de uma plataforma online, ou por um sistema virtual de gestão escolar: o relatório escolar é acessado por meio de um usuário e senha, isto é, uma área segura da internet, para assegurar a privacidade e a segurança dos alunos e da própria escola.
Uma das principais vantagens que um relatório escolar digital possui é o fato de que as informações sobre os alunos são colocadas em tempo real e de forma frequente, sendo possível acompanhar o progresso de um estudante, ou de uma turma aula a aula, atividade por atividade, questão por questão.
Assim, o relatório escolar digital capta dados precisos e fornece, com base em evidências, automaticamente, informações sobre o desempenho de um estudante, ou a performance de uma turma em determinada proposta pedagógica: o professor pode facilmente filtrar e visualizar aquilo que deseja de forma rápida e prática.
A Edusfera é um exemplo de plataforma que possui o relatório escolar digital. Uma ferramenta disponível no relatório escolar digital é a possibilidade de verificar a quantidade de tempo que os alunos dispensaram nos temas planejados pelo professor, assim como também saber como ele estudou, ou seja, quanto tempo permaneceu nos diversos formatos de conteúdo existentes na plataforma.
Cada relatório escolar digital possui suas particularidades, porém uma característica é predominante: sua maior função é facilitar e automatizar alguns procedimentos em todas as etapas dos processos de ensino-aprendizagem, que antes eram totalmente manuais.
Todas essas informações e possibilidades que um relatório escolar digital fornece contribuem para que o professor possa avaliar continuamente o progresso de cada estudante individualmente e desenvolver estratégias, buscando soluções para melhorar, cada vez mais, os processos pedagógicos, impactando, assim, diretamente na formação oferecida para os alunos.
Os relatórios, contudo, não impactam somente os professores, mas também possibilitam que a família ou responsável do estudante possa acessar informações relevantes durante o processo de formação do aluno, conseguindo verificar o seu desempenho e desenvolvimento. Assim, o relatório escolar digital permite um acompanhamento mais próximo e constante, estreitando a comunicação e a relação entre casa e escola.
Outro grupo beneficiado pelo relatório escolar digital é aquele formado pelos gestores escolares: as informações são precisas e o gestor pode acompanhar o engajamento dos professores e o desempenho dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, os planejamentos e as tomadas de decisão que impactam toda a escola são baseados em dados reais, atualizados e consistentes, que retratam a experiência escolar de toda a comunidade escolar.
Pudemos ver, portanto, que o relatório escolar digital é uma ferramenta potente que pode contribuir fortemente para os processos de ensino-aprendizagem atuais. Entretanto, ao implementar um relatório escolar digital é necessário ficar atento a alguns desafios que podem surgir com sua implementação: em primeiro lugar, é essencial garantir que a plataforma digital seja bastante segura, para certificar que os dados dos alunos e da escola se mantenham confidenciais, sendo disponibilizados apenas para pessoas autorizadas. Outro ponto importante é ter a clareza de que, por ser algo digital e eletrônico, a plataforma deve ser atualizada e contar com procedimentos de manutenção contínuos, garantindo o bom funcionamento e atendendo as necessidades da escola e dos alunos. Por fim, e não menos importante, a comunidade escolar deve contar com suporte, orientações e treinamentos para conseguirem se adaptar e familiarizar-se com a nova tecnologia.
O relatório escolar digital é uma ferramenta que veio para corroborar com a transformação da educação: o processo educativo acompanhado e avaliado é primordial, quando pensamos na formação de um estudante.