A tecnologia, mesmo antes de estar associada à computação e à internet, sempre foi um tema de grande importância quando pensamos no campo da educação. Apesar disso, sua utilização atual não se compara ao cenário antes de 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, responsável por estimular a digitalização em praticamente todos os âmbitos do cotidiano de uma escola.
A partir deste acontecimento, que mudou o curso da história, a tecnologia se tornou, em diversos casos, o único caminho possível para a continuidade das atividades realizadas por uma instituição de ensino. De lá para cá, é um recurso que se faz cada vez mais presente, superando o momento em que se fez necessário o ensino à distância. Mas, afinal, como os professores lidam com o uso de ferramentas tecnológicas na escola?
Em 2020, quando o mundo se deparou com a Covid-19, foi realizada uma pesquisa pela Universidade Federal de Minas Gerais em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação sobre o trabalho dos professores da rede pública e notou-se que 89% dos profissionais entrevistados não tinham experiência prévia à pandemia para dar aulas remotas. Além disso, 42% afirmaram que seguiam sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria e para 21% era difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais.
Naquela situação, os docentes demonstraram grande dificuldade e realizaram um muito esforço para darem continuidade às aulas. Segundo estudo realizado pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Datafolha, em 2021, 73% dos professores brasileiros pretendiam utilizar mais tecnologia em sala de aula do que usavam antes da pandemia e esse dado é confirmado quando olhamos para o VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação – relatório Brasil 2022, realizada com o apoio do Ministério da Educação – MEC. Confira na íntegra um trecho do levantamento:
“Quase 43 mil professores responderam ao questionário da pesquisa de maneira voluntária, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e a maioria deles (83%) relatou usar algum tipo de material digital nas aulas. 80% deles também acreditam que a tecnologia melhora a motivação dos estudantes, pois torna os conteúdos mais atraentes com seus recursos dinâmicos e interativos. A pesquisa também revelou que a cada 10 centros educacionais, seis utilizam, de algum modo, a tecnologia nas salas de aula.”
Caso queira ler o material completo, é só clicar aqui.
Apesar de a vontade de utilizar recursos digitais em sala de aula ser relevante, existem alguns obstáculos que impedem a efetivação do uso dessas ferramentas. De acordo com a mesma pesquisa apresentada acima, há muitos problemas envolvendo infraestrutura: 73% dos professores consideram que o principal desafio ao utilizar a tecnologia na escola é a falta de dispositivos.
Então, é necessário que os colégios estejam sempre atentos aos materiais que devem ser oferecidos para os docentes e, claro, à capacitação profissional. Afinal, é importante que os professores estejam preparados para lidar com essa fase da educação que tem tudo para ser duradoura. Mais do que isso: é importante que os mestres consigam ministrar suas aulas fazendo uso de recursos e metodologias pautadas no mundo tech.
Pensando nisso, listamos algumas dicas que você, gestor, pode utilizar na sua escola para aprimorar o conhecimento dos seus profissionais:
● Ofereça cursos e workshops sobre o tema, aproveitando o melhor que há nas plataformas on-line de educação
● Incentive debates e bate-papos sobre a temática para que os professores troquem experiências
● Permita que os docentes tenham momentos de estudo dentro do período de trabalho
● Ofereça uma linha de incentivo para a realização de cursos, pós-graduação e MBA
Agora que você já sabe a importância de trazer esse assunto para a agenda escolar, veja como os professores podem utilizar essa ferramenta em suas aulas:
● Leituras de textos em plataformas on-line
● Exibição de filmes e vídeos
● Pesquisas e estudos
● Utilização da realidade virtual
● Aprendizagem gamificada
Tudo isso para que a escola esteja alinhada às necessidades atuais do mundo e transforme os alunos em cidadãos preparados para o futuro. Afinal de contas, a tecnologia chegou para ficar e fazer parte das nossas vidas.